Embriões gerados in-vitro a partir de células em cultura!!

IMAGEM

Créditos da imagem: Kime et al, 2019.

Depois que um óvulo é fertilizado, ele começa a se dividir e passa por vários estágios. Células no estágio de duas células são totipotentes – elas podem se tornar qualquer tipo de célula. Depois de muitas outras divisões celulares, o embrião se transforma em um blastocisto que é implantado no útero, onde se diferencia e se transforma em feto. Um blastocisto é como uma bola quase oca. Dentro estão as células pluripotentes – células que podem se tornar qualquer tipo de célula no corpo, mas não a placenta – enquanto a camada externa é feita de trofoblastos – células que eventualmente formam a placenta.
Como mencionado, logo após a fertilização, as poucas células totipotentes deos embriões de mamíferos se organizam para formar uma estrutura chamada blastocisto (BC). Apesar de inúmeros tipos de células, incluindo células germinativas e células-tronco de pluripotência induzida terem sido desenvolvidas a partir de células-tronco pluripotentes (PSCs) in vitro, a geração de BCs funcionais a partir destas PSCs continua um mistério. Neste trabalho, pesquisadores desenvolveram uma estrutura 3D, chamada de cisto-tipo-blastocisto, a partir de BCs-induzidos auto-organizados (iBLCs) diferenciados a partir da cultura de PSCs de camundongos.
Assemelhando-se aos BCs naturais, os iBLCs têm uma cavidade semelhante à blastocele, tendo as células externas expressando marcadores da linhagem do trofectoderma e com células internas expressando marcadores de pluripotência. iBLCs transplantados para camundongos pseudo-grávidos útero foram implantados, induziram a decidualização e exibiram crescimento e desenvolvimento antes da reabsorção, demonstrando que os iBLCs são de implantação competente. Assim, este sistema pode contribuir para o entendimento dos mecanismos subjacentes à totipotência, embriogênese e implantação.

Incrível, não? Veja este trabalho completo anexado:

Induced 2C Expression and Implantation-Competent Blastocyst-like Cysts from Primed Pluripotent Stem Cells

 

 

Top of Page