O microbioma intestinal humano está ligado a muitos estados de saúde e doença.

 

IMAGEM (5)

Créditos da imagem: Scheiman et al, 2019.

O repertório metabólico do microbioma intestinal é vasto, mas como a atividade bacterina comensal está implicada na saúde humana ainda é mal compreendido. Neste estudo, publicado na Nature Medicine, pesquisadores identificaram uma correlação entre os membros do gênero Veillonella e a performance no exercício físico. Foi observado um aumento na abundância do gênero Veillonella em corredores de maratona pós-maratona e foi isolada uma estirpe de Veillonella atypica, a partir de amostras de fezes.
Inoculação desta estirpe em camundongos aumentou significativamente o tempo de resistência dos animais na esteira. De forma interessante, viu-se que Veillonella utiliza lactato como sua única fonte de carbono, o que levou os pesquisadores a realizar uma análise metagenômica do tipo shotgun em uma coorte de atletas de elite. Foi descoberto que estes atletas também apresentaram uma maior atividade de metabolização do lactato em propionato após o exercício.
Usando marcação com carbono-13 marcado radioativamente e injetado em camundongos, foi demonstrado que o lactato sérico atravessa a barreira epitelial no lúmen do intestino e que a instilação intrarectal de propionato é suficiente para reproduzir o aumento do desempenho dos animais no tempo de corrida em esteira observado previamente, com a administração da cepa da bactéria com V. atypica através de gavagem.
Em conjunto, esses estudos revelam que V. atypica melhora a performance física em exercícios de resistência através da conversão metabólica de lactato, induzido pelo exercício, em propionato, identificando, assim, um processo enzimático natural codificado pelo microbioma e que aumenta a performance física em atletas!

Veja os detalhes deste trabalho anexado:

Meta-omics analysis of microbiome

 

 

Top of Page