Você já ouviu falar em eferocitose?

 

IMAGEM (7)

Créditos da imagem: Ford et al, 2019.

 

A homeostase tecidual e a resolução da inflamação exigem que os macrófagos fagocitem potenciais patógenos e também as células apoptóticas (eferocitose), incluindo os próprios macrófagos em processo de apoptose (eferocitose canibal).
Macrófagos que contêm substâncias nocivas são encontrados em locais de inflamação crônica, mas o papel do canibalismo celular neste contexto permanece inexplorado
Através de modelos matemáticos in silico e abordagens experimentais, neste trabalho foi estudada a relação entre a eferocitose e o acúmulo de substâncias em macrófagos. Através de modelagem matemática, foi proposto que substâncias que se transferem entre indivíduos através do canibalismo vão se concentrar dentro da população através de um processo de coalescência, ou seja, um primeiro macrófago começa a concentrar substâncias devido a fagocitose de outros. Esta previsão foi confirmada para populações de macrófagos dentro de um sistema ideal e fechado. Experimentalmente, isto foi comprovado utilizando análise de imagens de fotomicrografias para medir tanto a concentração de beads de látex quanto o acúmulo de lipídios neutros no interior de macrófagos murinos estimulados a fagocitarem.

Enquanto o número total das beads fagocitadas permaneceu constante, a morte celular reduziu o número de células e a eferocitose concentrou estas beads entre os macrófagos sobreviventes. Como os lipídios também são conservados durante a eferocitose, essas células acumularam lipídios derivados das membranas de macrófagos mortos e consumidos (tornando-se macrófagos conhecidos como células de espuma).
Consequentemente, a morte celular aumentada dos macrófagos aumentou a taxa e extensão da formação de células de espuma ao fim do experimento. Esses resultados demonstram a eferocitose perpetua o acúmulo de exógenos (por exemplo, as beads de látex) e endógenos (por exemplo, lipídios) dentro das populações de macrófagos. Como tal, o canibalismo celular tem consequencias prejudiciais para a resolução da inflamação, uma vez que as substâncias patogenicas não são eliminadas, mas sim, acumuladas.

Veja os detalhes deste trabalho no paper anexado:

Efferocytosis perpetuates substance accumulation inside macrophage populations

 

 

Top of Page