EPSCs: células-tronco com capacidade de formação de estruturas embrionárias e extra-embrionárias.

IMAGEM

 

Créditos da imagem: Gao et al, 2019.

As células-tronco têm a capacidade de se desenvolver em outros tipos de células, e as linhagens de células-tronco existentes já são extremamente úteis para pesquisas sobre desenvolvimento, doenças e busca de possíveis tratamentos para diversas doenças. No entanto, os tipos de linhagens de células-tronco atualmente disponíveis têm limitações, e até agora também não foi possível cultivar células-tronco embrionárias a partir de embriões de outros animais.
Recentemente, células-tronco com potencial de expansão (EPSCs) foram geradas a partir de blastômeros individuais de camundongos, através da inibição de vias moleculares críticas que predispõem sua diferenciação.
Estas EPSCs, diferentemente de outras células-tronco, apresentam assinaturas moleculares de blastômeros enriquecidas e possuem potencial de desenvolvimento para todas as linhagens celulares embrionárias e, inclusive, extra-embrionárias.

O mesmo grupo demonstrou agora, neste trabalho publicado na Nature Cell Biology, a derivação de EPSCs de porcos, que expressam genes chave de pluripotência, são geneticamente estáveis, permitem a edição do genoma, diferenciam-se em derivados das três camadas germinativas em quimeras e produzem células germinais primordiais in vitro. Sob condições similares, células-tronco pluripotentes humanas induzidas (iPSCs) ou células somáticas diretamente reprogramadas, podem ser convertidas para EPSCs, exibindo então atributos moleculares e funcionais reminiscentes de EPSCs de suínos. É importante ressaltar que células semelhantes a células-tronco trofoblásticas podem ser geradas a partir de EPSCs humanas e de porcos. Com isso, está demonstrado que a inibição de vias moleculares específicas abre um caminho para a geração de células-tronco pluripotentes, e as EPSCs apresentam uma plataforma celular única para a pesquisa translacional em biotecnologia e medicina regenerativa.

Veja os detalhes deste trabalho no paper anexado:

Establishment of porcine and human expanded potential stem cells

 

 

 

Top of Page