Recuperando a função do olfato através de transplante de células-tronco.

IMAGEM (6)

 

Créditos da imagem: Kurtenbach et al, 2019.

O olfato é prejudicado em 12% da população somente nos EUA, devido a causas como declínio relacionado à idade, dano pós-viral, traumatismo craniano ou distúrbios genéticos que afetam a função dos neurônios olfatórios. Insuficiências no sentido do olfato são frequentemente permanentes e carecem de opções de tratamento. Estudos recentes em camundongos mostraram o potencial da terapia genética viral para restaurar a função olfativa. Mas as terapias genéticas virais são geralmente adaptadas apenas a condições específicas. Por outro lado, a terapia de reposição celular é promissora para recuperar a função olfativa que é prejudicada devido a uma ampla gama de causas.
Terapias baseadas em células-tronco têm sido propostas como uma estratégia para substituir tecidos danificados, especialmente no sistema nervoso.

Neste recente trabalho publicado na Stem Cell Reports, pesquisadores relatam o desenvolvimento de um novo modelo de camundongos de hiposmia indutível e demonstraram que células-tronco tecido-específicas purificadas foram entregues intranasalmente para produzir neurônios olfatórios, obtendo a recuperação da função. Camundongos adultos foram tornados hiposmicos (sem percepção do olfato) por deleção condicional do gene IFT88 relacionado à ciliopatia na linhagem do neurônio sensorial olfatório e, após lesão olfatória experimentalmente induzida, receberam veículo ou infusão de células tronco intranasal. Os neurônios olfatórios derivados do enxerto foram identificados histologicamente e as melhorias funcionais foram medidas por eletrofisiologia e ensaio comportamental. Foi explorado, ainda, os mecanismos em cultura que promovem a expansão de células progenitoras basais olfativas adultas competentes para o enxerto. Estas descobertas fornecem uma base para a pesquisa translacional na propagação de células progenitoras sensoriais específicas de tecidos adultos e no teste do seu potencial terapêutico.

Veja os detalhes deste trabalho no paper anexado:

Cell-Based Therapy Restores Olfactory Function in an Inducible Model of Hyposmia

 

Top of Page