Um novo cenário para o bebê de proveta: pesquisadores induzem a formação de um embrião através de fibroblastos da pele!

Créditos da imagem: Benchetrit et al, 2019.

IMAGEM

Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém (HU) descobriram uma maneira de transformar as células da pele em três tipos principais de células-tronco, aquelas que compõem os embriões em estágio inicial. O trabalho (com células de camundongo) tem implicações significativas na modelagem de doenças embrionárias e disfunções placentárias, além de “cultivar” o caminho para a criação de embriões inteiros a partir de células da pele.
Os pesquisadores descobriram um conjunto de genes capazes de transformar as células da pele em todos os três tipos de células que compõem o embrião inicial: o próprio embrião, a placenta e os tecidos extra-embrionários, como o cordão umbilical. No futuro, pode ser possível criar embriões humanos inteiros a partir de células da pele humana, sem a necessidade de espermatozóides ou óvulos. Esta descoberta também tem vastas implicações para modelar defeitos embrionários e esclarecer as disfunções placentárias, bem como resolver certos problemas de infertilidade, criando embriões humanos em uma placa de Petri.
Utilizando um sofisticado sistema knock-in repórter fluorescente, foi identificada uma combinação de cinco fatores de transcrição, Gata3, Eomes, Tfap2c, Myc e Esrrb, que pode reprogramar fibroblastos em células tronco pluripotentes induzidas (iPSCs), células estaminais trofoblásticas (iTSCs), e endoderme extra-embrionária (iXENS) concomitantemente. Análises transcriptômicas, cromatográficas e epigenéticas em profundidade, forneceram insights sobre os mecanismos moleculares subjacentes ao processo de reprogramação para os três tipos de células. Além disso, mecanisticamente, foi demonstrado que a interação entre Esrrb e Eomes durante a reprogramação determina o destino da célula, onde altos níveis de Esrrb induz um estado semelhante a endoderme extra-embrionária, que impulsiona a pluripotência, enquanto que altos níveis de Eomes conduzem o destino trofectodérmico.

Veja o trabalho na íntegra anexado:

Direct Induction of the Three Pre-implantation Blastocyst Cell Types from Fibroblasts

 

 

Top of Page